segunda-feira, 31 de outubro de 2016


O homem barroco compreende a natureza como infinita em sua diversidade e dinamismo. Para expressar esse sentimento, utiliza-se de recursos formais como por exemplo, contrastes de luz e sombra, manchas difusas de cores, passagens entre os dois mundos (dos quais acreditavam), diagonais impetuosas, ausência de simetria, entre outros.
O desapego pelas formas "ideais" de beleza e perfeição clássicas, cria a ideia de marcas do tempo, defeitos físicos e traços bizarros e feios.
As contorções exageradas dos corpos e rostos presente nos personagens e os efeitos irreais de luz e sombra, são alguns dos recursos teatrais utilizados pelos barrocos em suas obras, como mostra a imagem a seguir.
Leandra Pereira Colombo



6 comentários:

  1. verdade,os jogos de luz e sombra na pintura barroca era usado para intensificar a sensação de profundidade.

    ResponderExcluir
  2. O barroco usava a arte para impressionar, ofuscar e ao mesmo tempo veicular um conteúdo ideológico.

    ResponderExcluir
  3. o barroco tentou fugir um pouco das obra com "ideais" de beleza para retratar as marcas do tempo,defeitos físico e outras coisas feias.

    Dirceu

    ResponderExcluir
  4. O contraste, as formas pouco definidas e as cores mostram uma característica presente em diversas obras do período, a emotividade e a sensação de movimento.

    ResponderExcluir
  5. A dualidade e retratação a realidade da forma que ela é, com suas imperfeições (isso gerou muita intriga na época), são de fato as coisas que mais marcaram o período barroco. (Melissa)

    ResponderExcluir
  6. O objetivo também é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

    ResponderExcluir