sábado, 22 de outubro de 2016

A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).
Características bastante detalhistas, realistas, dramáticas e expressivas que de alguma maneira mexem com o emocional do espectador. E um ousado contraste de claro-escuro a fim de intensificar a noção de profundidade, além disso, a luz tem o objetivo de conduzir o olhar do espectador à cena principal, o olhar do fruidor fixa-se no raio de luz que conduz ao acontecimento principal da obra – Jesus à direita apontando para Mateus a esquerda.

Ana Clara Galazzi da Silva

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8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Sem dúvida uma bela obra de um dos mais importantes pintores barrocos da Europa.
    E de fato o detalhismo é bem destacado na obra com o auxílio do raio de luz.

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  3. A iluminação é irreal nesta composição. A luz é o elemento responsável por divinizar a cena, ao lado da auréola sobre a cabeça do Mestre. Sem ela, a composição perderia todo o seu caráter religioso. Uma obra barroca fantástica!

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  4. É bastante perceptível a quantidade de detalhes e expressões que pintor dá a sua obra, principalmente o jogo de luz e sombra, não é atoa que umas das principais características do barroco seja essa.(Melissa)

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  5. É uma bela obra de um grande pintor do barroco, e como podemos ver uma grande variedade de detalhes como os raios de luz que então pela janela, feições no rosto das pessoas e também a grande contraste do claro/escuro.
    Dirceu Carretta junior

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  6. A maneira na qual a luz incide sobre os elementos proveniente da diagonal deixa um contraste entre luz e sombra, característica das obras barrocas que é fundamental para percepção dos aspectos implícitos na obra.

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  7. Gostei bastante da escolha da imagem, que mostra claramente a dualidade muito presente no período do barroco. Percebo também, através dessa obra, a diferença entre as pinturas barrocas e renascentistas. Diferentemente do período do renascimento, a obra não desloca o olhar para o meio, e sim para o lado, aonde Jesus aparece. É, realmente, uma obra muito barroca.

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  8. A obra está divida em dois grupos, em que um representa os valores permanentes e corretos e o outro, representa o valores temporários e mundanos. A presença de um espaço entre eles realça essa divisão, que distingue o mundo espiritual do mundo terreno. Esse mundo espiritual deseja ter uma ligação com o outro mundo, através da mão de Cristo, como se pode perceber nessa obra e também na obra de Michelangelo, Criação de Adão.

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