segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Barroco da Filosofia

A imagem do Barroco é o homem em conflito. Com reflexos renascentistas, o “eu” encontra-se diante de muitos questionamentos, impulsionados por filosofias humanistas, que lutam contra com a sociedade teocentrista medieval que antecede a época.
Dentre os principais acontecimentos no ramo da filosofia, durante período barroco (1601-1768), destacam-se:
-1633: Galileu é forçado pela Igreja a abjurar a teoria heliocêntrica, até que (e se) surgissem evidências conclusivas dessa hipótese.
-1687: Isaac Newton publica os Principia, introduzindo o conceito de gravidade.
-1710: Berkeley publica os Princípios do conhecimento humano, levando o empirismo a novos extremos.
-1739-40: Hume publica o Tratado sobre a natureza humana, conduzindo o empirismo a seus limites lógicos.
Podemos observar semelhanças nos avanços científico-filosóficos, em que se diz respeito à valorização do antropocentrismo, racionalismo e empirismo. Esse fator, somado ao pensamento Luterano e Calvinista (Reforma) e à Contra-reforma, deixam o homem em um estado de fuga entre divino e humano, fé e razão, o que é refletido na arte da época.


Ana Clara Galazzi da Silva.

O homem barroco compreende a natureza como infinita em sua diversidade e dinamismo. Para expressar esse sentimento, utiliza-se de recursos formais como por exemplo, contrastes de luz e sombra, manchas difusas de cores, passagens entre os dois mundos (dos quais acreditavam), diagonais impetuosas, ausência de simetria, entre outros.
O desapego pelas formas "ideais" de beleza e perfeição clássicas, cria a ideia de marcas do tempo, defeitos físicos e traços bizarros e feios.
As contorções exageradas dos corpos e rostos presente nos personagens e os efeitos irreais de luz e sombra, são alguns dos recursos teatrais utilizados pelos barrocos em suas obras, como mostra a imagem a seguir.
Leandra Pereira Colombo




Lorena Colombo
A arte barroca é bastante detalhista, os autores retratam expressões que de alguma forma conseguem mexer com o emocional de quem a vê. A pintura assumiu características realistar e um contraste de claro e escuro, que intensifica a noção de profundidade da obra, além, da luz conduzir o olhar do espectador à cena principal.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Lorena Colombo
  Nessa obra barroca, percebemos algumas de suas características, como: religiosidade, questionamento de verdades impostas como absolutas. Imagem rebuscada, detalhista e que expressa emoções da vida do homem.  
Olá amigos da filosofia. Nosso blog tem o tema especifico o ``Barroco``.
Toda semana vamos esta falando uma pouquinho sobre o tema, suas características marcantes, autores famosos, esculturas, pinturas e outras artes dentro do tema.
 Nos acompanhe sempre por aqui, vocês vão amar. Deixe também seus comentários, suas opiniões.
Somos Ana Clara Galazzi,Leandra Colombo e Lorena Colombo, 2° ano da Escola São Francisco de Assis.

Resultado de imagem para barroco

sábado, 22 de outubro de 2016

A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).
Características bastante detalhistas, realistas, dramáticas e expressivas que de alguma maneira mexem com o emocional do espectador. E um ousado contraste de claro-escuro a fim de intensificar a noção de profundidade, além disso, a luz tem o objetivo de conduzir o olhar do espectador à cena principal, o olhar do fruidor fixa-se no raio de luz que conduz ao acontecimento principal da obra – Jesus à direita apontando para Mateus a esquerda.

Ana Clara Galazzi da Silva

Resultado de imagem para A Vocação de São Mateus. Obra de Caravaggio (1599-1600).

sexta-feira, 21 de outubro de 2016



Filosofia Barroca
Em geral, a filosofia apresenta algumas características semelhantes a do movimento barroco, entre elas podemos citar:
• Criação de dúvidas, considerada primeira etapa para um processo de conflito;
• Questionamentos contraditórios sobre verdades impostas como absolutas;
• Conflito.
O Barroco retrata em suas obras, o conflito referente ao homem, do qual se dá entre a ausência de ideais e o racionalismo. Esses são representadas pelas cores escuras e claras respectivamente, sendo possível percebê-las na imagem a seguir:


Leandra Pereira Colombo