quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Barroco só veio a alcançar sua plenitude no Brasil a partir do séc. XVIII, perdurando até meados do séc. XIX. Trazido à colônia pelos jesuítas, com intuito didático e moral, estava, em princípio, associado à Igreja. Mas depois, foi libertando-se da influência européia e assumindo características próprias, sendo, por isso, considerado pela crítica o primeiro estilo artístico e literário do Brasil, embora ainda frágil, preso aos modelos portugueses e a uma elite muito pequena. Nas artes plásticas, concentrou-se em Minas Gerais, onde havia riqueza e maior desenvolvimento. Seu maior representante e responsável pelo ápice do Barro no Brasil foi Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Lorena Colombo

6 comentários:

  1. Incrível artista o Aleijadinho, mesmo com uma doença degenerativa nas articulações não parou de esculpir e fazer belíssimas obras. Antes da doença as obras tinham traços harmônicos, mas depois elas começaram a ter traços mais expressionistas.

    ResponderExcluir
  2. O barroco no Brasil foi tido como tardio porém com uma riqueza imensa de produções no campo artístico literário

    ResponderExcluir
  3. Todas as obras de Aleijadinho foram realizadas em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas do Campo.

    ResponderExcluir
  4. O Aleijadinho é aquele artista que sempre será lembrado quando se fala em barroco, isto porque as suas obras são muito bonitas e retratam bem o período. E até mesmo depois da doença ele continuou a produzir obras.(Melissa)

    ResponderExcluir
  5. Aleijadinho foi um grande representante da arte barroca no Brasil. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira, e a madeira.

    ResponderExcluir
  6. Legal ter citado Aleijadinho, podemos perceber sua grande importância ao reparar a quantidade de comentários a seu respeito!! No meu blog eu falei um pouquinho sobre esse grande artista: barroquissesfilosoficas.blogspot.com

    ResponderExcluir